sexta-feira, 26 de abril de 2013

Colágeno: Como Repô-lo Através da Alimentação

Fim de semana está ai e a maioria das pessoas abusa dos alimentos que não fazem muito bem , saem da dieta e comem em horários errados.

Para o fim de semana fica nossa dica de alimentação que repõe o colágeno.

Você sabe quais alimentos consumir para repor o colágeno?

A função do colágeno no nosso organismo é dar sustentação às células, mantendo-as unidas, com a diminuição do colágeno aumenta a flacidez e as rugas. O colágeno é essencial na pele, ligamentos, tendões, ossos e cartilagem.
Benefícios do colágeno
O colágeno minimiza a celulite, diminui a incidência das estrias, fortalece cabelos, unhas, aumentando a elasticidade da pele, atenua as rugas, linhas de expressão, melhora o aspecto do cabelo, deixando-o com mais brilho e vida.
 
O colágeno é produzido normalmente pelo nosso organismo, mas com o aumento da idade a partir dos 30 anos diminui a produção em cerca de 1% ao ano, a partir dos 50 anos o corpo produz cerca de 35% do colágeno necessário, provocando assim o aparecimento da flacidez, das rugas e da fragilidade articular.


A pessoa pode ingerir suplemento de colágeno em forma de cápsulas, balas e o liofilizado (havendo a necessidade de ingerir 10 gramas ao dia) mas o melhor mesmo é ter uma alimentação balanceada, associada à prática regular de atividade física e não esquecer a ingestão de água, assim conseguirá manter uma pele bonita e saudável.
 
 

Quais alimentos auxiliam a repor o colágeno:
  • Fontes de proteínas magrasCarne vermelha magra, fígado bovino, frango, peixe, peru, carneiro, ovos, queijo magros e outras. É uma forma de estimular a produção de colágeno é ter uma dieta rica em proteínas magras.
  • Fontes de vitaminas CAcerola, abacaxi, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos, pimentão e outras. A vitamina C auxilia na síntese do colágeno.
  • Fontes de vitaminas ABife de fígado, cenoura, batata doce, abóbora, manga, couve, pimentão vermelho, creme vegetal, gema de ovo, queijos magros, ostras, leite, cavala (peixe) e outras. A produção de colágeno é reforçada com a vitamina A.
  • Fontes de vitamina EÓleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, girassol), azeite de oliva, azeite de palma, nozes, sementes de girassol, kiwi, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes, grãos integrais, peixe e outras. É um agente antioxidante que potencializa a ação.
  • Fontes de SilícioPinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho, alcachofras, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, nabo, aveia, cevada e outras. O Silício orgânico é o nutriente responsável por aumentar a produção do colágeno no corpo.
  • Fontes de SelênioSalmão, avelã, frango, castanha do Pará, farelo de trigo, ostras cruas, sementes de girassol secas, fígado bovino, camarão, farinha de centeio e outras. O Selênio potencializa a síntese de colágeno.
  • Fontes de ZincoCastanha-do-pará, aveia, farelo de trigo, grão de soja, carne de aves, carne de boi, carne de carneiro, carne de porco, fígado de boi, leite de vaca, ostras e outras. O Zinco potencializa a síntese de colágeno.
  • Fontes de CobreCacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, chocolate, amendoim torrado, aveia, amêndoa, brócolis, castanha do Pará, cogumelo e outras. Estimula a produção de colágeno.
 
O que devemos evitar:
O fumo, o álcool, excesso de açúcar, a ingestão de gordura saturada, a poluição ambiental, sedentarismo.
 

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